Uma cena comum nos primeiros dias de reativação do comércio em Umuarama, e que vem causando preocupação nas autoridades sanitárias, é a formação de aglomerações no exterior das agências bancárias, mesmo com o esforço dos funcionários dos estabelecimentos para o cumprimento das medidas preventivas estabelecidas pelo decreto municipal 082/2020.
A convite da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), gerentes da maioria das unidades participaram de uma reunião no auditório da entidade, na manhã desta quarta-feira (8), com as presenças da secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, do comandante do 25º BPM, Carmelito dos Santos, do delegado-chefe da 7ª SDP, Osnildo Carneiro Lemes, do diretor da Guarda Municipal, Valdiney Rissato, do comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Andrey Falkiner, e representantes sindicais.
O presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, e a secretária de Comunicação Social da prefeitura, Letícia D'Avila, expuseram a necessidade de intensificar os esforços para que as medidas restritivas sejam integralmente cumpridas em prol da manutenção do expediente.
O setor de fiscalização da prefeitura elogiou a postura do comércio em geral, que não tem medido esforços para conscientizar colaboradores e consumidores, tornando efetivos todos os procedimentos de higienização e assegurando o número ínfimo de pessoas no interior do estabelecimentos.
Os gerentes das agências enumeraram uma série de dificuldades, mesmo designando funcionários para monitorar regras imprescindíveis, como o espaçamento mínimo de um metro e meio entre clientes.
A presença de muitos idosos, de crianças e situações de desrespeito às orientações, chegando às agressões verbais, são fatores que podem suscitar, se necessário, o apoio das autoridades policiais.
"Não é possível brincar com o momento atual. Todos os participantes expuseram seus pontos de vista e considero que a reunião foi muito proveitosa. As agências estão dispostas a cobrar com maior rigor o cumprimento das normas. Fazer com que, sempre que possível, alguém vá ao banco no lugar do idoso e não levar crianças continuam sendo diretrizes muito importantes. Se houver desrespeito, as forças policiais serão mobilizadas, pois todas se dispuseram a atuar nesse sentido", ressalta o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.