O primeiro dia após as orientações repassadas pelo Procon Municipal às instituições bancárias e casas lotéricas de Umuarama já apresentou diferença. Algumas agências colocaram marcações e funcionários nas calçadas, para orientar as filas.
O atendimento foi acompanhado pelo setor de fiscalização da Vigilância Sanitária. O objetivo é prevenir o contágio do coronavírus, no momento em que a cidade enfrenta o maior volume de casos positivos em todo o ano, e também que sejam respeitados os direitos do consumidor, especialmente sobre o tempo de espera por atendimento.
Na segunda-feira, 30, o Procon distribuiu uma nota orientadora elabora em conjunto com a Vigilância Sanitária para reforçar as medidas de gestão e monitoramento das filas, o acesso de clientes às agências e o atendimento nos estabelecimentos do Sistema Financeiro. Os bancos, assim como as casas lotéricas, são responsáveis por manter a organização das filas, o distanciamento entre os usuários e evitar a aglomeração, para evitar a disseminação do coronavírus.
Nos primeiros dias do mês o movimento costuma ser maior, por conta do pagamento de auxílios emergenciais, benefícios sociais, proventos de aposentados e crédito dos salários dos trabalhadores. “Nas últimas semanas temos notado enormes filas nos bancos e muitas vezes o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde não é respeitado, bem como os limites de espera pelo atendimento para os clientes. E isso num momento em que os casos de Covid-19 batem recordes em Umuarama e praticamente todo o Estado”, alertou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.
O município aditou novas medidas restritivas nos últimos dias para conter a circulação de pessoas nas ruas da cidade. A restrição de livre circulação voltou a vigorar, vários segmentos do comércio tiveram o horário de atendimento reduzido e novas medidas foram determinadas por meio de decretos do Executivo. A fiscalização foi intensificada.
“Também precisamos agir com relação às filas nos bancos. Mesmo que sejam inevitáveis, é necessário organização e cuidados para que as pessoas não tenham contato. O distanciamento é fundamental no combate à pandemia, bem como o uso de máscaras, a oferta de álcool gel para higienização das mãos e a redução no tempo de espera. Os bancos e lotéricas precisam assumir seu papel nessa luta contra a pandemia”, completou a secretária.
Neste ano, o Procon já proferiu 26 decisões administrativas contra instituições bancárias relacionadas a tempo nas filas, que foram julgadas subsistentes com aplicação de multa, a partir de reclamações dos usuários. Paralelamente, processos administrativos foram instaurados para apurar tempo de espera, organização, orientação e outros cuidados no trato da fila formada na parte externa das agências.