A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo reuniu lideranças e empresários locais, na manhã desta terça-feira, 26, para uma prestação de contas das ações realizadas ao longo do ano pela Casa do Empreendedor, uma ferramenta de apoio ao empreendedorismo criada pelo município que reúne diversas parcerias para agilizar o processo de abertura de micro e pequenas empresas, bem como de formalização do empreendedor individual.
O secretário Douglas Bácaro (Indústria, Comércio e Turismo) disse que o projeto está atingindo ótimos resultados ao facilitar a abertura de novas empresas e garantindo maior sobrevida para os empreendedores, através da qualificação e do apoio – inclusive financeiro, com facilidades de acesso a financiamentos e garantias.
“Esse modelo é resultado de muita pesquisa, visitas a outras iniciativas e também muito empenho da equipe, liderada pelo agente de desenvolvimento Paulo Leon Baraniuk”, destacou.
O sucesso é tanto que a Casa do Empreendedor vem sendo ‘copiada’ por vários municípios do Estado, incluindo cidades de grande porte. “Hoje é um dia de agradecer a todos os parceiros, como o Sebrae, a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), a Fomento Paraná, as secretarias municipais – entre outros – e essa valorosa equipe de colaboradores, pelo excelente trabalho e brilhantes resultados”, completou Bácaro.
O presidente da Aciu, Orlando Santos, reconheceu os resultados e parabenizou o prefeito pela ideia de juntar todos os serviços para favorecer o empreendedor, reduzindo a burocracia e a demora para formalizar um negócio. “Hoje, dependendo da atividade, é possível obter um alvará em até um dia e isso atrai os olhos de empresários, investidores e trabalhadores qualificados para nossa cidade”, apontou.
O prefeito Celso Pozzobom disse que a Casa do Empreendedor auxilia trabalhadores que acabaram desempregados, por conta da crise nacional, a abrir o próprio negócio e a crescer profissionalmente. “A Casa orienta, capacita e acompanha o desenvolvimento das empresas, contribuindo para o seu crescimento, a sua segurança e o incremento da economia como um todo”, afirmou. “Muitos que iniciam hoje como MEI (microempreendedor individual) serão os grandes empresários de Umuarama, no futuro”, prevê o prefeito.
Pozzobom destacou ainda a retomada do abate de frangos em Umuarama, a partir de março de 2020, que vai abrir 1.800 novos postos de trabalho e até 3 mil empregos, ao final do próximo ano, que vai atrair mais moradores para a cidade e aumentar as demandas na saúde, educação e serviços.
“Estamos prontos para este novo momento, com a segurança da Cooperativa C.Vale e da Pluma Agroavícola, e faremos os investimentos necessários para apoiar esta iniciativa, que trará retorno sem precedentes, por proporcionar mais renda no campo e movimentar o comércio, além da geração de empregos”, completou.
A consultora Jane Aparecida Marques Queiroz, do Sebrae, apresentou os números da Casa do Empreendedor – que realizou 25.299 procedimentos e atendimentos ao longo do ano, com crescimento de quase 30% em relação a 2018 (20.975) – e o músico e empresário Rafael Souza contou sua trajetória e fechou o evento com uma bela apresentação musical.
Prêmios obtidos em 2019
- Selo Ouro em atendimento (Sala do Empreendedor) -- Suzana Urbanski
- Agente de crédito entre os três melhores em cidades de 100 a 150 mil habitantes -- Lairso Ribeiro
- Selo Ouro em agente de desenvolvimento do Cidade Empreendedora -- Paulo Leon Baraniuk