Dezembro se aproxima e em Umuarama ainda não houve definição oficial referente à abertura do comércio em horário especial para o período de vendas de Natal. A pedido de seus associados, a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) realizou um levantamento que será apresentado como sugestão aos empresários.
A entidade disponibilizou uma pesquisa junto a seus associados, entre os dias 9 e 13 de novembro, por meio da internet. De acordo com o presidente Orlando Luiz Santos, foram recebidas 300 respostas. “Fizemos apenas cinco perguntas para não tomar muito tempo do empresário. E ficamos contentes com a participação, pois representa uma amostragem de mais de 20% dos associados. Isso significa que a opinião da maioria deve prevalecer”, conta.
Sobre qual o melhor horário de funcionamento do comércio no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, 75,7% responderam que as lojas deveriam ficar abertas até 15h (veja tabela completa nesta página). A segunda pergunta foi: qual o melhor horário para a abertura do comércio no dia 26 de dezembro? E 43% dos entrevistados responderam que às 14h. Sobre qual o melhor horário de funcionamento para o dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, 76,5% novamente disseram que até às 15h. A quarta pergunta foi “Qual o melhor horário para o dia 2 de janeiro de 2019” e 74,7% dos entrevistados afirmaram que o comércio não deve abrir neste dia.
A pergunta final foi “Quando as lojas devem começar a abrir à noite para o Natal” e 62% dos entrevistados disseram que no dia 13 de dezembro, uma quinta-feira. De posse desses resultados, o presidente da Aciu comunicou que irá enviar os dados aos associados, sugerindo que as respostas sejam tomadas como parâmetro, porém esclarecendo que trata-se apenas de uma sugestão e jamais uma decisão. “O Decreto 201/2018 é moderno, abrangente e determinante: cada empresário abre seu estabelecimento no horário que achar mais conveniente, desde que respeite a legislação trabalhista. Isso é muito claro e deve ser sempre o parâmetro e guia”, resumiu.
ECONOMIA
Santos destacou que Paranavaí vai começar a atender à noite a partir do dia 7 de dezembro, já Cianorte no dia 13 e Campo Mourão dia 3. “O ideal seria que todos abrissem no mesmo dia, escolhido pela maioria, neste caso dia 13, porém ressaltamos que quem quiser abrir até às 22h a partir do dia 1º, por exemplo, pode abrir: sugerimos que os empresários façam um acordo por escrito com seus funcionários. Peça para seu contador ou advogado orientar. O importante é que todos tenham boas vendas”, pontua.
O presidente da Aciu relata que a decisão de buscar a opinião de seus associados – sobre a abertura do comércio no período natalino – foi tomada como forma de ‘dar um norte aos empresários’. “A partir do momento que houver um ‘acordo’, todos os comerciantes podem fazer suas programações, agendamentos e escalas. Para nós, da Aciu, também facilita pois temos como programar os investimentos em mídia para a divulgação da campanha de Natal”, detalha, acrescentando que o objetivo [da Aciu] é sempre contribuir com o aumento nas vendas, melhorando a economia do município.
Foto: Edivá Alves - Portal da Cidade. Obrigado!