Conhecido como a segunda melhor data para o comércio, as lojas de Umuarama vão abrir em horário estendido na próxima sexta-feira e sábado. Dados da sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 73,8% dos paranaenses devem agradar as mães no segundo domingo de maio. No município a expectativa é de crescimento nas vendas, comparado ao ano passado.
Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Luis Santos, na sexta-feira as lojas vão atender os clientes até às 21h30 e no sábado o atendimento se prolonga às 17 horas. O presidente ressaltou que a abertura foi um acerto entre os sindicados das categorias visando beneficiar o trabalhador, comerciários, empresários e principalmente as mães. “A mãe é a figura central de toda família e esse é o dia dela”, disse.
Com os números de vendas do último sábado, quando as lojas também abriram em horário especial, e as projeções para os próximos dias, Orlando acredita em um crescimento de 10% a 15 % nas vendas, comparado ao ano passado. “Conversamos com os associados e todos estão levando os melhores produtos para os consumidores como preços reais e informações, como condições e formas de pagamentos”, informou Santos.
Conforme a pesquisa da Fecomércio, 61,5% dos consumidores estão propensos a gastar entre R$50,00 e R$100,00. Outros 24,6% pretendem gastar de R$101,00 a R$150,00 no presente para a mãe. A expectativa de gastos da faixa entre R$151,00 e R$200,00 chega a 8,6%, e os consumidores dispostos a gastar mais de R$200,00 correspondem a 5,3%. O tíquete médio para a segunda principal data do comércio é de R$103,85, 2,5% superior ao Dia das Mães de 2017.
Tipos de presente - Os setores de vestuário e calçados devem ser os mais movimentados do comércio no que depender da escolha dos consumidores. Dos entrevistados que pretendem presentear no Dia das Mães, a maioria aposta na escolha das roupas, bolsas ou calçados (38%). Como segunda opção, estão os perfumes e cosméticos, com 13,5% das intenções de compra. Na sequência estão 9,4% que presentearão a mãe com o dinheiro para que ela mesma escolha o que quer. Eletrodomésticos e objetos de decoração serão a escolha de 6,5%, livros, de 3,7%. Eletrônicos (1,2%) e viagens (1,2%) também devem estar entre as escolhas dos filhos, mas em menor proporção, com 1,2% cada. Outros 10% disseram que o presente será diferente dos mencionados nas alternativas da sondagem – tais como flores, jantares, almoços e chocolates –, e os que ainda estão indecisos chegam a 16,7%.
Motivadores de compras
Para a maioria dos consumidores (28,3%), a qualidade do produto é imprescindível na decisão de compra. Mas grande parte (23,3%) também avalia o fator preço baixo. A qualidade do atendimento do vendedor é apontada por 21,3% e 12,3% dos clientes consideram a concessão de desconto no pagamento à vista. Outros 7% apreciam que o estabelecimento seja flexível com relação às formas e planos de pagamento. Já a exclusividade do produto é critério de decisão para 3%. Outros motivos não mencionados na sondagem somam 4,8%.
Matéria originalmente publicada no jornal Umuarama Ilustrado.
Repórter: Fernando Delgado - Fotos: Roberto Santos
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