A Black Friday faz parte da programação de compras da população brasileira. Incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010, é a quinta data mais importante para o setor, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e do Sebrae, 26,7% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday. Essa parcela é menor do que em anos anteriores: em 2021, 36,7% dos consumidores acreditavam nos benefícios da data e em 2020 eram 44%.
"Notamos que o desejo de consumir acaba impulsionado pela Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal, o que gera uma ótima perspectiva para o varejo", avalia o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Miguel Fuentes Romero Neto.
Segundo levantamento da entidade, diversos segmentos estão no clima da Black Friday. Entre os estabelecimentos filiados são observados descontos que vão de 10% a 80%.
Para o consultor do Sebrae, Lucas Hahn, a data tende a gerar frutos para o Natal e outras datas comemorativas próximas, para aqueles empresários que utilizam a Black Friday de forma séria, com descontos verdadeiros, juntamente com uma estratégia bem definida de captação, retenção e relacionamento com o cliente.
Quem vai comprar na Black Friday deste ano está propenso a gastar mais, segundo a sondagem da Fecomércio - alta de 8,35%.
"Para que consumidores de Umuarama e região aproveitem ao máximo as oportunidades da Black Friday, o comércio atenderá em horário especial na sexta (25), das 9h às 22h, e no sábado (26), das 9h às 17h", complementa o presidente da Aciu.