A diretora da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama), Dianês Maria Piffer, coordenou na manhã desta quarta-feira, 8, uma reunião com lideranças da sociedade organizada e representantes de entidades objetivando a reativação do Conselho Municipal de Trânsito. O encontro, na sala de reuniões da Umutrans, resultou na composição de uma diretoria provisória que vai preparar a assembleia geral do conselho e tratar sobre a eleição para o biênio 2017/2019, com data a ser discutida.
“Nos reunimos com alguns dos representantes das principais entidades da sociedade civil organizada de Umuarama, de acordo com a lei 2767/2005 – que instituiu o Conselho Municipal de Trânsito de Umuarama (Comtran), indicados para participarem da nova diretoria. O conselho tem por finalidade estabelecer as diretrizes da política municipal de trânsito, de acordo com o que regulamenta a Lei 2.767/2005”, explicou Dianês.
A diretora destacou a importância de um conselho atuante na área de trânsito, tendo em vista o crescimento da frota de veículos de Umuarama, as mudanças às vezes necessárias e o tráfego em novas vias, “sem falar na conscientização da sociedade e na contribuição de cada um para asseguramos à população um trânsito mais responsável e seguro”, disse.
A comissão provisória ficou constituída com: presidente – Roberval Ferreira de Almeida (advogado, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB); vice-presidente – Wanderlei Bellini (do Lions clube); primeira-secretária – Irene Dias Cardoso (da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama – Aciu); tesoureiro – Namir José Dombek Zandoná (da Universidade Paranaense – Unipar).
A próxima reunião será marcada pela comissão provisória e ainda não tem data definida, porém, de acordo com o estatuto, o encontro deve ocorrer na primeira quarta-feira de cada mês. “As definições sobre a eleição também ficarão a cargo da comissão”, disse Dianês. Ela informou ainda que a comissão pode confirmar a diretoria provisória, efetivando-a por um período, ou optar por uma nova eleição.
Texto: Eduardo Santos - Foto: José Anselmo Sabino (PMU)