O comércio de Umuarama está definitivamente no clima da Black Friday. Um rápido passeio pela avenida Paraná é suficiente para constatar que um número expressivo de empresas aderiu à campanha de promoções. Os estabelecimentos atenderão em horário especial na sexta-feira (26), das 9 às 22h, e também no Sabadão (27): das 9 às 17h.
Na avaliação dos lojistas, a data serve como termômetro para as compras de Natal. Para potencializar o faturamento na Black Friday, entidades como a Fecomércio-PR e a própria Aciu orientam que os estabelecimentos coloquem em prática planos de fidelização de clientes e descontos bem planejados. A gestão de estoques deve dar a tônica dos bons resultados e uma das principais estratégias é conceder descontos substanciais sobre produtos que estão parados ou com baixo giro.
"Chama especialmente a atenção a diversidade de promoções e o comprometimento dos associados em disponibilizar descontos reais, em alguns casos superiores a 60%", destaca o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.
Para aproveitar os descontos de produtos e serviços é preciso tomar alguns cuidados, a fim de evitar transtornos com preços enganosos e produtos falsos. A Black Friday surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960 e desde 2010 acontece no Brasil, com a intenção de esvaziar o estoque de peças e produtos para o tradicional reabastecimento de fim de ano.