Se o objetivo de um vendedor é que os clientes continuem voltando, comprando mais vezes e elogiando o seu atendimento, esse profissional deve oferecer benefícios, status e a realização de sonhos. Esta e muitas outras orientações foram repassadas na manhã desta quinta-feira (25) pelo professor Ricardo Botelho Camargo, MBA em Administração e Marketing que ministrou a palestra “Como Vender e Surpreender o Cliente”, durante a Semana Aciu de Gestão – Atender Melhor, Vender Mais, especial para profissionais de venda das empresas associadas à entidade.
O especialista começou falando sobre como a empatia pode ajudar no processo de vendas, indicando que é preciso tentar sempre colocar-se no lugar do cliente e fazer de tudo para que ele saia da loja mais que satisfeito. “Use da criatividade e da imaginação para surpreender os clientes, dando-lhes algo a mais quando não estiverem esperando. Cuide de seus clientes. Mantenha uma gestão do relacionamento com ele e por isso esteja sempre com seu cadastro atualizado”, exemplificou.
Segundo Camargo, que é professor na Faculdade Alfa e no Senac, é preciso inovar no modelo de atendimento, conhecendo as pessoas. “Cada personalidade é uma forma diferente de atender, por isso faça perguntas, entreviste, tente saber mais sobre seu cliente e o que ele realmente deseja e espera. Um bom profissional de vendas sempre vai querer superar as expectativas do cliente, sempre terá disposição, comprometimento e disciplina, que resultarão em um grande diferencial no encantamento dos clientes”, afirmou.