Com o tema “Como divulgar minha empresa na internet?”, o Conselho do Jovem Empresário da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) realizou ontem a segunda edição do e-Coffee, encontro com associados para discutir temas atuais que contribuam para o desenvolvimento das empresas. Mais de 50 pessoas participaram do evento, que foi mediado por Guilherme Turcato, diretor da agência digital Prestige e especialista em criação de sites e lojas virtuais.
O primeiro tópico abordado foi “Tenha presença digital: crie um site”. Turcato falou sobre as vantagens de se ter um site institucional e do perigo de uma empresa estar fora do mundo virtual, detalhando as diferenças entre site, blog e loja virtual, onde são realizados negócios via internet. Em seguida o tema foi “Marketing de Busca”, realizado quando pessoas usam os buscadores para suprir suas necessidades ou desejos, digitando uma pergunta ou nome de um produto ou serviço. “Existem dois tipos básicos de busca: a orgânica, que é aquela que todo mundo faz, clicando em sites geralmente que constam nas primeiras páginas do Google. E outra é a busca patrocinada, que é quando o usuário escolhe e compra produtos dos sites pagos, que ficam em destaque na página”, detalhou Turcato.
Sobre Marketing de Conteúdo, tema explanado por Gisele Reis dos Santos de Oliveira, gerente de marketing da Prestige. “O marketing de conteúdo é o conjunto de ações de marketing digital que visam produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na internet para atrair a atenção e conquistar o consumidor on-line”, definiu a especialista, acrescentando que originalidade, conteúdo personalizado, cópia bem editada, texto profissional, baixo custo e frequencia de atualização devem ser pontos constantemente observados pelos empresários.
Contatos
Tendo em vista que enviar e receber e-mails são atividades mais desempenhadas pelos internautas, o E-mail Marketing converte-se em uma ferramenta das mais eficientes para que uma empresa se relacione com seus clientes. “Vale destacar que 46% dos consumidores brasileiros on-line iniciam suas atividades digitais diárias acessando sua caixa de e-mails, então já é um grande passo para se conseguir atingir esse público. E mais, 87% dos consumidores on-line verificam seus e-mails pelo menos uma vez por dia e 68% deles já fizeram uma compra como resultado de uma oferta por e-mail. Ou seja, o público está ali, basta saber como impactá-lo”, detalhou Gisele.
Com relação às mídias digitais, Turcato falou sobre a revolução que o Facebook representa para a vida das pessoas, especificando que é uma ferramenta que deve ser complementada por outras, que se interligam. “A fanpage [página] no Facebook é complementar do site, que também pode ter um blog e o Instagram como apoio, fazendo com que o consumidor on-line esteja sempre informado sobre o que a empresa quer informar (promoção, novos produtos, serviços, liquidação, evento, etc). E agora ainda temos o WhatsApp, definitivo e fundamental para uma boa comunicação dirigida com os clientes. São tecnologias que os empresários devem lançar mão para não pararem no tempo, fazerem ótimos negócios e, claro, ganharem dinheiro nesse novo mundo virtual”, finalizou.
Sucesso
Convidado especial do evento, o empresário Rodrigo Delgado alavancou as vendas de sua empresa [a 775, de moda jovem] e promoveu uma verdadeira revolução ao iniciar no comércio virtual. “A partir do momento em que idealizei um canal de comunicação virtual com meus clientes, decidi que ele seria algo bacana, caprichado, que pudesse realmente ser um elo entre o consumidor e a empresa. Desta forma temos uma ligação quase direta, instantânea com nossos clientes, que confiam na empresa e utilizam o Facebook, o Instagram, o site e o WhatsApp disponíveis, onde fazem reservas, escolhem os modelos, ficam sabendo dos preços, das promoções, enfim, fazem suas escolhas e compras à vontade”, relatou.
Ter presença digital – estar em todas as mídias on-line – é fundamental para que uma empresa ou instituição seja destaque. “Porém é preciso estudar muito bem antes de postar qualquer coisa, porque o respeito com o visitante é essencial. Por exemplo, se uma pessoa entra no seu site e só encontra mercadorias que já foram vendidas, promoções que já expiraram, notícias antigas, certamente esse usuário vai desistir de entrar e acaba procurando uma empresa que esteja atualizada. A construção de uma relação com o consumidor on-line deve ser pautada na verdade”, afirmou.
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