Alunos das escolas municipais de Umuarama que visitam a Fazendinha na Expo Umuarama, além de terem maior contato com o meio rural recebem informações importantes e sementes de uma planta que auxilia no combate ao mosquito aedes aegypti.
Essa é uma iniciativa do IDR-PR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, que está sempre presente na Expo Umuarama, levando mais conhecimento para as crianças, em parceria com o Sicredi, Prefeitura de Umuarama e Sociedade Rural.
“Já é histórica nossa participação junto à Sociedade Rural nesse espaço. Nas primeiras edições a Fazendinha tinha como intuito a capacitação rural dos produtores, mas isso foi se adaptando e hoje o foco principal é a aproximação do público urbano ao meio rural e uma dessas formas é receber as crianças das escolas municipais”, destaca o gerente regional do IDR-PR, Rafael Meier.
Para as crianças, que adoram passear, foi uma alegria fazer essa visita. “Mais importante que isso é o conhecimento que é transmitido aqui. Na Fazendinha as crianças têm uma aula de campo e vamos aproveitá-las na escola, com a produção de texto e para que também possam disseminar essas informações em casa”, ressalta a coordenadora da Escola Municipal Malba Tahan Helena Batistuti.
A expectativa é de que cerca de 2.500 crianças recebam sementes da Crotalária, uma planta que se adapta fácil nos ambientes, cresce rápido e, principalmente, contribui no combate ao mosquito transmissor da dengue.
“A Crotalária atrai as libélulas que são predadoras naturais do mosquito transmissor da dengue e tanto as larvas quanto os mosquitos adultos eliminam o aedes aegytpi. Por isso, as crianças receberam as sementes para que possam ser plantadas em casa e dessa forma contribuírem para o combate dessa doença que tem trazido tanta preocupação para a população paranaense”, ressalta Meier.
A gerente do Sicredi, Charlene Aparecida Sbizero, também destacou o apoio que a instituição tem em ações com essa finalidade.
“Este é mais um ano que estamos presentes aqui e pensamos com muito carinho nessa ação junto às crianças. Além do combate da dengue, que é uma questão que estamos enfrentando, é uma forma de fazer com que as crianças plantem as sementes e tenham contato com o meio ambiente”.