Durante toda a semana o Procon de Umuarama realizou diversas ações em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor e na manhã desta sexta-feira (15), um evento reunindo diversas autoridades, com um café da manhã especial, foi preparado para reforçar a data e destacar os trabalhos prestados pelo órgão.
O diretor de assuntos jurídicos da Aciu, Arlindo Vieira, e o assessor de relações públicas, Romulo Rauen, estiveram presentes para representar a associação. Romulo cumprimentou toda a equipe que trabalha no Procon e agradeceu pela Aciu ter feito parte da semana de ações para o consumidor.
“É muito importante salientarmos que sozinhos não conseguimos fazer nada. Agora com todos os esforços que reunimos, alcançamos bons resultados. Lembro também que o diálogo é fundamental para que todos consigam fazer as negociações adequadas”, destaca.
O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Antonio Comparsi, avaliou de forma positiva os resultados alcançados. “Foi uma semana fantástica. Contamos com o apoio da Aciu para atender aos consumidores, tivemos palestra em parceria do INSS, levando informações sobre fraudes que envolvem os idosos, principalmente com empréstimos de consignados, e o lançamento do Procon Itinerante, que continuaremos com ações nos bairros e distritos”, cita.
Ele também falou sobre o aumento no volume de atendimentos e que no período de um ano chegou a 11.500. O secretário lembrou ainda que os guichês serão ampliados, exclusivamente para atender as demandas dos idosos.
“Temos percebido que a cada dia, mais pessoas estão procurando o Procon. Com certeza iremos ampliar o atendimento e o nosso foco principal será os idosos, já que o volume de reclamações que chegam até nós envolvem esse público. Além disso, também queremos desenvolver um trabalho com as crianças de forma lúdica com um teatro”, explica Comparsi.
Quem também participou do evento e destacou a importância do código do consumidor, que está vigente desde 1991, foi o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Consumidor e procurador do município, Luiz Genésio Picoloto.
“Foi uma conquista muito grande e o código está em plena vigência. Destaco que ele veio para amparar os menos favorecidos, como uma pessoa que compra um eletrodoméstico com defeito, por exemplo, que as instituições às vezes cobram taxas indevidas. Então, os Procons são os locais competentes para que elas possam buscar os seus direitos”, enfatiza.