Uma das formas de se medir o índice de inadimplência no município é analisar a quantidade de exclusões realizadas junto ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). E de acordo com relatório disponibilizado pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) na tarde de ontem (17), houve um aumento de 23,35% no número de exclusões em um comparativo entre 2013 e o ano anterior.
Para o presidente da entidade, José Celso Zolim, isso é o resultado de negociações de dívidas e acordos feitos entre devedores e empresários. “A campanha Nome Limpo despertou em milhares de pessoas o desejo de renegociar. E mesmo depois de encerrada, muitas pessoas continuam procurando a Aciu para tentar fazer um bom acordo e, desta forma, voltarem a ser consumidores ativos no comércio local. Todos saem ganhando”, analisa.
Zolim também acredita que a entrada do 13º na economia também foi um dos motivos para que houvessem tantas negociações e acordos. “Uma parcela significativa de pessoas usou o 13º salário para quitar dívidas antigas. Mas acreditamos que a maioria preferiu reservar o dinheiro para comprar presentes para os familiares e passar um Natal mais tranquilo. Mesmo sem poder comprar a prazo”, observa.