A diretoria da Incubadora Tecnológica da Região de Entre Rios (INTEC Entre Rios) está trabalhando na identificação de projetos viáveis que possam ser incubados. Podem participar pessoas fÃsicas ou jurídicas, cujas propostas tenham como objetivo o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com emprego de tecnologias inovadoras.
Vários projetos já foram apresentados e estío sendo estudados pela Comissão de Análise e Seleção. Na última reunião, realizada na quinta-feira (27), na sede do INTEC, o diretor de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama, Cláudio Marconi, propôs uma parceria entre a incubadora e a Prefeitura de Umuarama para fomentar o desenvolvimento tecnológico das pequenas propriedades rurais do municÃpio.
Segundo ele, o objetivo é incentivar os pequenos produtores a formarem uma cooperativa que reúna as associações já existentes no municÃpio. "Queremos incentivar o pequeno produtor rural, através do conhecimento, assistência técnica, apoio à comercialização e a diversificação da produção. A formação de uma cooperativa abre novas possibilidades, inclusive de financiamentos e incentivos do Governo Federal", disse Marconi. Para ele, a parceria com a incubadora é a oportunidade de aproximar o produtor rural da tecnologia e do conhecimento.
Existem cerca de 2.400 pequenas propriedades somente no municÃpio de Umuarama, contudo, apenas pouco mais de 6 mil pessoas vivem na zona rural. "O desenvolvimento tecnológico e social do campo é uma das nossas prioridades. As possibilidades são enormes com a diversificação da produção e o incentivo ao agro negócio. A Prefeitura de Umuarama é nossa parceira desde o inÃcio. Certamente, em pouco tempo, estaremos incubando vários projetos para o desenvolvimento tecnológico das nossas pequenas propriedades", disse o presidente da INTEC Entre Rios, João Donizzette Cabreli.
Segundo ele, a entidade apóia idéias empreendedoras e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas urbanas e rurais nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. Promover o desenvolvimento institucional e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, da pesquisa e do ensino também são objetivos da INTEC Entre Rios.
Uma vez incubadas, as empresas recebem apoio técnico e financeiro para investirem na modernização de seus processos, assim como alavancar novos negócios através do compartilhamento de recursos e infraestrutura. A incubadora também atua na qualificação da mão de obra existente na região, através de cursos, palestras e seminários.
Para saber mais sobre a INTEC Entre Rios ou inscrever um projeto, o candidato deve se dirigir a sede da incubadora, junto do Sindicato Patronal Rural, que fica na Avenida Brasil, 3547 ou pelo fone 44 3623-2646.
VISITA TÉCNICA
Na próxima semana, a diretoria da INTEC Entre Rios irá participar de uma visita técnica à Incubadora Tecnológica de Toledo. O objetivo é trocar experiências, especialmente em projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico do agro negócio.
____________________________________________________________
Vivência Publicidade / Assessoria de Imprensa
Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama : ACIU
www.aciupr.com.br