Um sistema de gerenciamento digital de vagas de estacionamento rotativo pago foi apresentado ao prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (23). O encontro, coordenado pela Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), também contou com a presença de entidades e instituições representativas do comércio, da indústria e de prestadores de serviço da cidade.
Pimentel comentou que a falta de estacionamento rotativo seguramente é um dos grandes problemas enfrentados na cidade, pois prejudica as vendas do comércio e, desta forma, a economia do município como um todo. “Desde que [o estacionamento rotativo] foi interrompido, em 2019, os comerciantes já sentiram na pele que se tratava de um problema a ser resolvido. O consumidor não suporta ficar dando voltas e voltas até achar uma vaga, então acaba indo embora. Desta forma, desde que assumimos a Prefeitura, já tínhamos em mente essa determinação de lutar para implantar um novo modelo que fosse bom tanto para os empresários quanto para os motoristas”, relatou.
O modelo apresentado é uma plataforma digital para gerenciamento das vagas disponíveis na região central da cidade, uma inovação, já que todo o processo é feito por meio de um aplicativo, compatível com qualquer smartphone, e que, entre outros pontos, traz melhoria no controle da rotatividade das vagas. O usuário compra créditos antecipadamente por meio digital, eliminando papéis e deslocamentos desnecessários, desta forma o município consegue reduzir custos, melhorar a gestão e aumentar a arrecadação.
O motorista também pode adquirir créditos em postos de vendas em empresas parceiras e pode ser pago em dinheiro, cartões de crédito ou de débito, boletos ou por pix. Caso o município queira disponibilizar agentes de estacionamento de trânsito para facilitar a venda de créditos, também é possível. A fiscalização, nessa plataforma, é feita pela leitura automática de placa (LAP), por meio de câmeras instaladas em uma viatura da Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama) ou da Guarda Municipal, por exemplo. O sistema fiscaliza o tempo dos veículos por meio de leitura de placas por um equipamento instalado em um veículo que circula pelo trajeto com frequência.
Por este modelo de controle, pode-se notificar os veículos que excederem o tempo de estacionamento definido pela Prefeitura – de duas horas, por exemplo. O carro OCR (reconhecimento de caractere óptico), que circula na cidade, e as maquininhas que ficam nas mãos dos agentes emitem o cruzamento de dados à central operacional, avisando o motorista em tempo real sobre a notificação.
Novos estudos e encontros
O secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, lembrou que novos estudos e encontros devem ser realizados na cidade. “Como é uma determinação do prefeito Pimentel, nada será decidido sem a participação de quem realmente importa, que são os usuários do sistema (motoristas) e os empresários. Uma coisa é certa: nossa cidade é um polo regional e carece da regulamentação urgente de um sistema de estacionamento rotativo”, observou.
Participaram da reunião o presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, Miguel Fuentes Romero Neto, o presidente do Sindlojistas, Roberto Marques, a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Miromar Ponciano de Andrade, os secretários municipais de Administração, Sara Urbano, de Educação, Mauriza Lima Menegasso, Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues, de Obras, Gleison Alves de Andrade, e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Deybson Bitencourt, além de empresários e representantes da sociedade civil.