A diretoria setorial de Responsabilidade Social e Ambiental da Aciu integra o Comitê de Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue em Umuarama e participou, na manhã deste sábado (30), de um mutirão de limpeza nos bosques Uirapuru e dos Xetá.
A ação, coordenada pela Vigilância Ambiental da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, também contou com a participação do Tiro de Guerra, Sesc, agentes de endemias e voluntários. Foram recolhidos materiais diversos, de embalagens plásticas a pneus. O volume encheu dezenas de sacos grandes.
"A participação de todos os segmentos é muito importante nesse momento de epidemia de dengue. A situação é preocupante no município, no Estado e em todo território nacional. Os esforços do Poder Executivo e da sociedade organizada devem ser intensificados. O trabalho realizado nas principais áreas verdes do perímetro urbano é inspirador", avalia o diretor setorial João Luiz Bortolato.
Preocupação crescente
A Secretaria de Estado da Saúde declarou no dia 19 a situação de epidemia de dengue no Paraná. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabilizou mais de 80 mil notificações de dengue e cinco mortes pela doença. Em uma semana foi registrado aumento de 39,86% nos casos confirmados, passado de 16.560 para 23.161.
Escalada
Os casos de dengue seguem uma perigosa escalada em Umuarama. Na semana passada mais 93 pessoas tiveram confirmação para a doença, elevando a 576 o total acumulado no ano epidemiológico atual (iniciado em agosto de 2021). O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental divulgou que mais bairros entraram em surto de dengue, o que eleva o grau de alerta para a população.
A doença já está presente em 83 localidades do município. Já foram realizadas 1.283 notificações desde agost. Duas pessoas tiveram dengue com sinais de alarme (DSA) e não há registro de mortes.
Oito regiões estão em surto de dengue (UBS Centro de Saúde Escola, com 198 casos; Panorama, com 85; Posto Central, com 49; Guarani/Anchieta, com 45; Jardim Cruzeiro, com 41; Jardim União, com 18; 26 de Junho, com 16; e Sonho Meu, com 11 positivados), além da zona rural (8) e do povoado de Nova Jerusalém (dois casos).
Outras localidades estão em situação de alerta – Primeiro de Maio, Cidade Alta, Jabuticabeiras, Jardim Lisboa, Ouro Branco, San Remo e Vitória Régia. Com baixa incidência de dengue estão das unidades de saúde Bem-Estar, Industrial e São Cristóvão e também os distritos de Santa Eliza e Lovat. Ainda não houve positivos apenas em Roberto Silveira e Serra dos Dourados.