ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Novos participantes comemoram vendas e antigos expositores refor


Um verdadeiro sucesso de público e principalmente de vendas. Assim foi  definida a 37ª edição da Feria Ponta de Estoque de Umuarama, maior evento  de vendas do varejo de todo Noroeste e um dos principais do Paraná. Durante  três dias, mais de 40 mil pessoas passaram pelo Pavilhão da Indústria e  Comércio, no Parque de Exposições, para aproveitar as promoções de vendas  e descontos que ultrapassaram os 70% em artigos como confecções, calçados,  bijuterias e decoração. 

Os resultados das negociações surpreenderam tanto aos empresários que já  estavam acostumados a participar do evento, quanto àqueles que apostavam  no sucesso da feira pela primeira vez. Dentre os comerciantes que participaram  pela primeira vez da Ponta de Estoque está a Vivace, loja de confecções que  há pouco abriu suas portas em Umuarama e que pertence às empresárias  Marcia Matsumoto e Micheline Klein.

Evandro Victor Violada, proprietário da Baby Teen, também participou da  Feira pela primeira vez e afirmou que a experiência foi muito boa. “Gostamos  muito de ter participado e constatamos que é realmente muito compensador  participar, pois é uma oportunidade para renovar o estoque. Observamos  que as peças mais baratas foram as mais procuradas, tanto que vendemos  praticamente todas as peças que custavam abaixo de R$ 50 e realmente  estavam com desconto. Seguramente vamos participar da próxima edição”,  garantiu.

Quem também garantiu que vai participar da próxima edição da Feira Ponta  de Estoque foi a empresária Fátima Sampaio, da Hadanza Modas. “Nossa  primeira participação nesse evento foi muito compensadora e já vamos nos  preparar para a próxima. Foi muito bom. Vendemos muito bem os artigos de  confecções, mas calçados vendemos ainda mais”, relatou.

A melhor feira

A empresária Sueli de Castro Rodrigues, da Rainha dos Calçados, definiu  a 37ª Feira Ponta de Estoque como “a melhor de todas”. Após participar de  mais de vinte edições, ela afirmou que se surpreendeu com os resultados  obtidos. “Com todo mundo que eu conversei a análise foi a mesma: que  esta foi a melhor de todos os tempos. Estamos muito felizes com as vendas  realizadas”, contou. Na opinião de Sueli, os preços baixos – devido aos  descontos reais que foram oferecidos – foram os responsáveis pelo sucesso  dos resultados. “E o público, que compareceu em peso, pôde aproveitar nossas  promoções e levaram produtos de primeira qualidade. Certamente estaremos  na próxima edição”, afirmou.

Já o empresário Valdir Franquini, da Franquini Calçados, observou que a Feira  Ponta de Estoque foi excelente para ajudar a terminar com o estoque desta  estação. “Trata-se de uma excelente oportunidade para renovar o estoque. O  público foi excelente e as negociações foram suficientes para cobrir todos os  custos do investimento. Valeu a pena mais uma vez”, disse.

Porém, Franquini destacou que sucesso das vendas na Ponta de Estoque  também se deve pela estrutura oferecida pela organização do evento. “Lá, no  Parque de Exposições, o estacionamento é gratuito, fato que contribui, e muito,  para chamar os consumidores. Aqui nossa loja, onde o estacionamento é pago,  acaba por afugentar os compradores que vêm da região. Muita gente ainda  não sabe da obrigatoriedade do pagamento do estacionamento pago e acabam  sendo multados”, analisa.

Para ele, que não é contra o estacionamento rotativo pago, deveria haver  um pouco mais de tolerância por parte das agentes de cobrança. “Acho  que quando elas [as chamadas “azuletes”] veem que um motorista colocou  um cartão de uma hora e esse prazo venceu, deveriam aguardar a volta do  motorista e cobrarem toda a diferença quando ele voltar a seu veículo, sem  aplicar a multa já de cara, pois eles demonstraram que estão dispostos a pagar  pelo serviço”, sugeriu.

Consumidores agradecem

É verdade que muita gente guarda dinheiro exclusivamente para gastar na  Feira Ponta de Estoque. Vários consumidores declararam isso durante o  evento. A secretária Débora Lima Pereira era uma das que estavam em busca  de bons produtos por preços com desconto. “Eu adoro a Ponta de Estoque  e há cinco anos não perco uma edição. Este ano consegui reservar R$ 350  exclusivamente para gastar aqui. Estou levando vestido que vi a R$ 200 por  apenas R$ 80. E também esse sapato lindo, que custava R$ 300 na loja e  agora comprei por R$ 75”, comemorou.

A diarista Marli de Souza Oliveira também estava cheia de sacolas. “Eu  encontrei roupinhas pras crianças a R$ 10, comprei calçados para todos os  filhos, duas camisas pro maridão e, é claro, algumas peças pra mim, porque eu  também sou filha de Deus”, comentou sorrindo. “Pena que o salário é pouco e  que a Ponta de Estoque só acontece uma vez por ano”, arrematou.  E para quem ainda acredita que a Feira Ponta de Estoque é coisa para  consumidores de classes menos abastadas, o empresário Valtair Mendes  Guimarães manda um recado. “Aqui é um lugar de grandes oportunidades,  onde se pode encontrar produtos de grifes que estamos acostumados a  consumir, sem pegar mais por isso. Eu venho com a família todos os anos e se  tornou um passeio agradável e rentável”, disse.

Missão cumprida

A presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, Cristiane  Revesso, também comemorou os resultados da 37ª Feira Ponta de Estoque  de Umuarama, que classificou de “altamente rentáveis para expositores e  consumidores”. Ela destacou que apesar de o evento ter sido realizado em  um final de mês, o sucesso foi grande. “Não houve um momento sequer  que não houvesse gente circulando pela feira. Seguramente 40 mil pessoas  passaram pelo local e aproveitaram as grandes oportunidades de negócio  disponibilizadas”, relatou. 

Para ela, a Ponta de Estoque não é um lugar onde os consumidores encontram  subprodutos ou refugos. “É um lugar de ótimas oportunidades de compra, com  produtos de qualidade com preços realmente baixos. Por isso muita gente de  toda a região vem para comprar produtos para revender em suas cidades.  Muitas pessoas se programam e reservam um dinheiro exclusivamente para  a Feira, que seguramente já se transformou em um evento turístico que  movimenta de forma real a economia da cidade. Só temos o que comemorar”,  declarou ela, agradecendo o apoio que recebeu de toda a equipe da Aciu que  faz parte da comissão organizadora. “E claro, quero agradecer o apoio da  administração municipal, que também é nossa grande parceira na organização  desse grande evento”, finalizou.

Evento também tem serviços à comunidade

A cada edição da Ponta de Estoque, o Conselho da Mulher Empresária  e Executiva da Aciu disponibiliza vários estandes gratuitamente para que  instituições possam oferecer produtos e serviços gratuitos à comunidade. 

A Unipar (Universidade Paranaense) foi uma das empresas a participar do  evento. De acordo com Terezinha Aguiar, foram realizados mais de 800  atendimentos durante os três dias da Feira.  Segundo ela, o curso de Enfermagem levou os serviços de aferição de pressão  arterial e orientação sobre como realizar o autoexame das mamas – para  detecção de nódulos ou quaisquer alterações que podem indicar algum tipo de  doença, inclusive o câncer de mama. Já o curso de Estética e Cosmetologia  ofereceu serviços de design de sobrancelhas e também quick massage  (massagem rápida) que é uma técnica de massagem relaxante, realizada em  uma cadeira especial. 

“Também foram distribuídos materiais informativos sobre doenças sexualmente  transmissíveis (DSTs), autoexame das mamas e cuidados com o coração. É  sempre um momento importante para a Unipar, pois a Feira tem visibilidade  regional. Temos muita honra de sermos parceiros desse evento já há várias  edições”, afirmou a professora. 

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) também é parceiro  de longa data na realização da Feira Ponta de Estoque e este ano também  marcou presença. Conforme Meire Helen da Silva, técnica de relações com o  mercado da unidade de educação profissional do Senac de Umuarama, foram  realizados 90 atendimentos durante os três dias da feira. “Nós disponibilizamos  serviços de manicure e corte de cabelos, pelo menos 90 atendimentos foram  realizados através das alunas, tudo com a supervisão das instrutoras dos  cursos de cabeleireiro e do curso de manicure. É sempre um lugar onde  divulgamos muito bem nossos cursos e somos muito gratos em participar de  um evento tão bem organizado”, declarou.