As inclusões de títulos no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) de Umuarama caíram 4,3% em 2013, fato positivo que indica uma redução no número de inadimplentes na região. Outro dado que confirma essa redução é o aumento de 28,1% no número de exclusões do mesmo banco de dados. Na avaliação de José Celso Zolim, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), é um momento para se comemorar, pois os índices demonstram que os consumidores estão conseguindo quitar seus débitos em dia.
Em 2012 foram feitas 19.819 inclusões (quando o consumidor compra a prazo e não paga a parcela, seu nome é enviado para registro junto ao banco de dados do SCPC). Já em 2013 esse número caiu para 18.974. As exclusões (quando o consumidor quita seu débito) em 2012 somaram 10.731 registros, contra 13.743 em 2013. “Quanto mais consumidores potenciais nós tivermos, mais são as chances de o comércio sair ganhando”, lembra Zolim.
Ele ressalta, porém, que é muito importante que os lojistas nunca se esqueçam de fazer as devidas inclusões. “Além de aumentar suas chances de recebimento do débito, é fundamental para abastecer o banco de dados, ajudando outros comerciantes com a informação que pode protegê-los da inadimplência”, orienta.
E com relação às exclusões, Zolim é enfático: o procedimento deve ser feito imediatamente após o pagamento da dívida. “O Código de Defesa do Consumidor diz que o empresário tem até cinco dias para realizar a baixa [Parágrafo 3º, Artigo 43], mas para evitar constrangimentos e, pior, ações por parte dos consumidores, nós recomendamos que a exclusão seja comunicada com a maior brevidade possível. Assim, além de manter atualizado o banco de dados do SCPC, libera-se o cliente para novas compras a crédito”, comenta, destacando que o procedimento pode ser feito online, no site da Aciu (www.aciupr.com.br).
Consultas aumentam
O relatório divulgado ontem pela Aciu mostra também que o número de consultas ao SCPC em 2013 aumentou 20,9%. Em 2012 foram realizadas 437.938 consultas ao banco de dados e neste ano foram 529.647. “Diferente do que imaginamos, em 2013 o mês onde houve mais consultas foi maio, com 48.470, acima de dezembro, com 47.992”, finaliza Zolim.