ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

FUNRESPOL

Operação da Polícia Civil vai fiscalizar Taxa de Segurança

Agentes alertam que empresas e instituições irregulares podem ser lançadas no cadastro da Dívida Ativa do Estado


As empresas associadas à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) receberam comunicado na tarde de sexta-feira (28) alertando que bares, restaurantes, boates, hotéis e postos de gasolina serão algumas das empresas visitadas por equipes do Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol), ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. De acordo com Cilnei Zappelini, agente responsável pelo Fundo em Umuarama, o trabalho de fiscalização deve ser iniciado já na próxima semana e o tributo será cobrado de instituições de qualquer porte.

Criado em 1969, a Taxa de Segurança é devida por toda pessoa física ou jurídica que solicitar autorização de serviço público de segurança ou aquelas que praticarem atividades que necessitem da atividade do poder policial ou ainda quer for beneficiário direto do serviço de segurança pública. “Também as pessoas físicas, jurídicas ou entidades que promovam ou organizem quaisquer eventos públicos, esportivos, culturais e sociais, ainda que patrocinados por particulares”, especifica Zappelini.

O agente explica ainda que a Taxa de Segurança (TS) se destina à formação de receita para o Estado dotar a Polícia Civil de recursos para despesas correntes e para compra de equipamentos. “Vale destacar que o dinheiro da arrecadação é recolhido exclusivamente através de GRPRs, nos bancos credenciados e encaminhado ao Tesouro Geral do Estado a crédito do Funrespol, ou seja, jamais um agente da Polícia Civil vai pedir para receber a TS na hora, exigindo o pagamento imediato”, esclarece.

Para poder recolher a taxa devida, empresários, profissionais particulares ou quaisquer outros contribuintes devem procurar o escritório do Funrespol em Umuarama, que fica na avenida da Estação nº 2400 (no prédio do Instituto de Identificação, ao lado do IML). “Temos também um telefone direto para atendimento, que é o (44) 3639-6557. Quem tiver dúvida quanto ao fato gerador, sobre como contribuir e quem realmente está obrigado a contribuir com a TS, é só nos procurar de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h”, conclui Zappellini.

 

 

BOX

Saiba alguns ramos de atividade

que devem contribuir com a TS

 

Venda de explosivos

Fliperama

Fotocopiadoras

Gás

Gelo

Guardiões, vigias e vigilantes

Hotéis

Inflamáveis de qualquer natureza

Instaladores de alarmes

Jogos

Locadoras de veículos

Oficinas de veículos

Academias de lutas

Pensões e similares

Postos de gasolina

Guinchos

Carros de alto-falantes

Associações recreativas e clubes

Bailes

Bocha, bolão, boliche

Boates

Chaveiros

Cinemas

Joalherias

Exames de psicotécnicos

Onde haja execução musical

Fonte: SSP-PR