Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Black Friday são ciclos muito relevantes para o comércio varejista. A procura por presentes dá um salto e a ideia é aproveitar estas e várias outras datas especiais para criar ofertas e aumentar as vendas.
É fundamental que os lojistas criem um calendário e se prepararem para calibrar promoções com antecedência, dentro das características de cada época. Para dar uma 'mãozinha' no planejamento, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) trará a Umuarama o expert Amauri Crozariolli.
Palestrante, instrutor, consultor, graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em finanças e consultoria empresarial, especialista em gestão financeira cooperativa e professor de pós-graduação em gestão, marketing pessoal e comunicação no processo de vendas, Crozariolli abordará no dia 2 de maio, às 19h30, no centro cultural Vera Schubert, o tema 'Como Obter Sucesso nas Vendas - Especial Dia das Mães'.
A data é a segunda mais expressiva para o comércio. "Trata-se de uma época crucial para o setor varejista, que deve se preparar para atender as demandas dos clientes e oferecer opções de presentes. Mas a importância do Dia das Mães vai além das vendas. É uma oportunidade para o comércio mostrar sua sensibilidade e atenção ao cliente, oferecendo um atendimento personalizado e de qualidade. É fundamental que os vendedores sejam capazes de identificar as necessidades e desejos dos clientes, ajudando-os a escolher o presente perfeito para suas mães", ressalta o palestrante.
"Além disso, o atendimento ao cliente deve ser acolhedor e empático, levando em consideração as emoções envolvidas nesta data tão especial. É importante que os comerciantes e os vendedores sejam gentis e prestativos, oferecendo orientações e sugestões de presentes de acordo com o perfil de cada mãe. Nesse sentido, é fundamental que o comércio esteja preparado para atender ao grande fluxo de clientes que costuma ocorrer nessa data. É preciso ter uma equipe bem treinada, focada e motivada, capaz de lidar com a demanda de forma eficiente e cordial", complementa.
Segundo o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, a palestra representa uma excelente oportunidade para que comerciantes e colaboradores atuem em sintonia e com entusiasmo renovado em busca da obtenção de resultados satisfatórios. "O período é muito representativo para o varejo e travar contato com esse conteúdo especializado pode fazer a diferença", avalia.
A palestra abordará:
- Histórico, sentimentos envolvidos e o protagonismo da data;
- Conceitos e analogias para definição do protagonismo e atendimento;
- A “bússola” do atendimento;
- O “tato” do atendimento;
- As características do “perfil protagonista” para executar um atendimento de excelência aos clientes;
- A "sintonia” do atendimento protagonista;
- Sugestões para alavancar, melhorar e protagonizar o atendimento com excelência.
O custo para associados é R$ 20 e para não associados R$ 50. O evento também terá uma ação solidária, em prol da Sociedade de Amparo aos Animais (Saau). Os participantes deverão doar um quilo de ração. As inscrições podem ser efetivadas pelo telefone (44) 3621-6700/Camila.
O evento conta com o apoio do Conselho da Mulher Empresária e Executiva, Conselho do Jovem Empresário (Conjove) e Fundação Cultural.