A demanda do consumidor por crédito, em todo o país, aumentou 1,2% na comparação mensal (janeiro de 2014 contra dezembro de 2013), descontados os efeitos sazonais, de acordo com análise da Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC. Apesar do resultado positivo na aferição mensal, houve queda de 0,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, intensificando a tendência de queda na variação acumulada em 12 meses (fev/13 até jan/14, contra fev/12 até jan/13), registrando -0,5%, contra -0,3% observado no mês anterior, mantida base de comparação.
Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, o setor financeiro recuou 1,0% enquanto o setor não financeiro caiu 0,4%, ambos na variação acumulada em 12 meses. Na comparação mensal da série dessazonalizada o setor financeiro registrou alta de 2,8% e o não financeiro de apenas 0,2%. Já na comparação interanual, enquanto o setor financeiro obteve queda de 4,2%, o não financeiro subiu 1,4%.
O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.