Empresas comerciais também podem ser atendidas pelo Programa de Desenvolvimento de Umuarama (Prodeu). Um exemplo é a L. A. Martins Mercado de Bebidas, que atua no comércio atacadista e varejo de cerveja, chope e refrigerantes.
A empresa aderiu ao programa, criado pelo município para fomentar a atividade comercial e industrial, atrair novas empresas e estimular o crescimento dos empreendimentos já instalados na cidade, no primeiro semestre do ano passado.
A inauguração, no início da semana, respeitou os protocolos de prevenção à Covid-19. Convidados conheceram em detalhes o belo empreendimento, localizado nas imediações do pátio de máquinas da prefeitura (saída para Serra dos Dourados).
Pelo contrato, a L. A. Martins poderá utilizar gratuitamente, por cinco anos, um terreno com pouco menos de 5 mil m² para a expansão das atividades. Após este período, e cumpridas as exigências contratuais, a empresa poderá receber a posse definitiva.
“O Prodeu apontou o caminho mais correto à concessão de direito real de uso com doação futura, como é o caso da L.A Martins, responsável pela geração de dezenas de empregos diretos", avalia o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Orlando Luiz Santos.
A viabilização ocorreu mediante instauração do processo licitatório e, com base nas orientações do Ministério Público, um projeto foi elaborado e aprovado pela Câmara de Vereadores.
Trajetória de sucesso
O casal Luiz Antônio Martins e Ângela Ferreira Martins foi homenageado pelos filhos, que embora jovens já participam efetivamente da gestão.
Visivelmente emocionado, o sócio-administrador Luiz Antônio Martins agradeceu à família e aos colaboradores.
A empresa gera 51 empregos diretos, contando com filial em Ubiratã e abastecendo 1.429 pontos de venda (21 municípios). Para suprir a demanda, que tende a aumentar com o novo ciclo de atividades, investe constantemente na renovação da frota, que é de aproximadamente 50 veículos atualmente.