ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

CR

Região de Umuarama possui hoje quase 23 mil pessoas inadimplentes

Índice de consumidores com o nome registrado junto ao banco de dados mantido pela Aciu fechou setembro com a marca de 10%


Segundo relatório do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), existem hoje quase 23 mil pessoas com o nome comprometido, ou seja, inadimplentes. O índice de consumidores com o nome registrado junto ao banco de dados mantido pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) fechou setembro com a marca de 10% em comparação com o mesmo período – janeiro a setembro – do ano passado.
Pode até parecer alarmante, mas o índice da cidade está bem abaixo dos números brasileiros conforme a recém-divulgada Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o estudo, o percentual de famílias com dívidas como cartão de crédito e financiamento, entre outras, caiu de 63,1% em setembro para 60,2% neste mês. Em outubro do ano passado, a taxa era 62,1%. As famílias que se dizem muito endividadas caíram de 12,6%, em outubro do ano passado, para 11% em outubro deste ano.
Ainda de acordo com a pesquisa, que é nacional, a maior parte das dívidas é com o cartão de crédito (74,7%). Outras dívidas comuns são com pagamento de carnês (17,3%), financiamento de carro (14,1%), crédito pessoal (9,3%) e financiamento de casa (8,7%). Os inadimplentes, ou seja, famílias com dívidas ou contas em atraso, passaram de 19,2%, em setembro deste ano, para 17,8% no mês seguinte. Em outubro do ano passado, o percentual era 21,6%.