Consumidores de toda a região e de várias cidades do Mato Grosso do Sul e até do Paraguai aproveitaram o horário especial de funcionamento do comércio de Umuarama, no último sábado (12/09), para fazer suas compras. Comerciantes, vendedores e prestadores de serviços avaliam que o movimento foi igual ou superior ao dos melhores dias de vendas.
As lojas permaneceram abertas das 9 ás 17 horas. Os principais atrativos foram as novidades das coleções primavera-verío em roupas, sapatos e acessórios, muitas ofertas e promoções em eletroeletrônicos e a 3ª Expoflor, realizada na Praça Santos Dumont pela Prefeitura e parceiros.
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15/09), na sede da ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), a diretoria comemorou os resultados. Para a presidente da ACIU, Elza Alves Botelho, os consumidores de outras cidades vem à Umuarama porque aqui encontram todo o tipo de mercadoria que procuram. "Não é necessário ir aos centros distantes para adquirir os produtos, serviços e as novidades que se procura. Em Umuarama o consumidor tem tudo isso, com preços competitivos e um bom atendimento", disse.
Ela também elogiou a iniciativa da Prefeitura, que realizou a Agroflor na mesma data. "Ai está uma boa parceria. Realizar eventos de cunho social, trazer atrações culturais para as praças e espaços públicos, são iniciativas louváveis para serem realizadas nos sábados de horário especial. Isso estimula nossos lojistas, os comerciários e, ao mesmo tempo, oferece uma opção de lazer e entretenimento para a população", ressaltou Botelho.
O comércio de Umuarama fica aberto em horário especial todo segundo sábado do mês. "Esse sábado foi especial. Vendemos mais que em dias considerados de grande movimento, como quinta e sexta-feira. Além das novidades, os nossos consumidores estavam atrás das promoções e liquidações de queima de estoque das estações passadas", disse Drieli Rosani Barreto, encarregada de vendas de uma sapataria na Praça Santos Dumont.
Para ela, a Agroflor ajudou a aumentar ainda mais o movimento da loja. "Algumas consumidoras vieram ver as flores na praça e não resistiram à primavera de ofertas nas nossas vitrines", disse a encarregada. Drieli disse que o movimento surpreendeu também porque não há nenhuma data comemorativa se aproximando. "A loja ficou cheia o dia todo e, olha que o Dia das Crianças ainda está muito longe e não tem nenhuma data especial que incentive a compra", constatou.
Trabalhadores do setor de serviços também aprovam o horário especial. O locutor Tarciso de Freitas aproveitou o sábado de lojas abertas para aumentar o faturamento. Ele faz propaganda em portas de lojas e estabelecimentos comerciais. "Cobro por hora pelo serviço. Sou autônomo. Se trabalho mais, ganho mais. Para mim, esses sábados significam renda extra", disse.
No ramo de bares e restaurantes o movimento também aumenta. A comerciante Tereza Aizawa comemora toda vez que o comércio permanece aberto em horário especial. Segundo ela, o movimento é, em média, 40% maior do que em sábados normais. Em sua opinião, eventos e feiras como a Agroflor são importantes para aumentar o movimento do comércio de forma geral. "Temos que ter mais atrações aqui. Agora estío fazendo a coisa certa, incentivando o comércio e ainda oferecendo opções de diversão para a população. Além de comprar, as famÃlias vem aqui pra passear, ter um momento de lazer e, sempre dão uma paradinha aqui", disse sorridente.
Para a vendedora Claudia Silva Lima, o sábado com horário especial é garantia de renda extra no fim do mês. Segundo ela, é também nos sábados de horário especial que a loja recebe mais clientes vindos de outras cidades. "Nesta sábado tivemos clientes até do Paraguai", ressaltou.
BOX
AGROFLOR
A Agroflor é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, em parceria com o Sebrae, Emater, Ministério do Desenvolvimento Agrário e governo do Estado, através do projeto Fábrica do Produtor. O evento acontece anualmente em praças e espaços públicos de Umuarama. Este ano a feira aconteceu na Praça Santos Dumont nos dias 11 e 12 de setembro. Foram colocadas à venda milhares de flores e plantas ornamentais de variadas espécies.
__________________________
VIVÊNCIA PUBLICIDADE
Assessoria de Imprensa