Diferentemente do que muitos pensam a consulta ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ou SPC como é conhecido, não é meramente um serviço local. O cadastro é interligado através da RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais), em todo o território nacional e auxilia na análise de crédito de pessoas fÃsicas e jurídicas.
São mais de 5.000 associações de classe interligadas em uma rede computadorizada que mostra informações em tempo real. Em poucos minutos é possÃvel saber com precisão todos os dados de uma pessoa ou empresa.
Em Umuarama o serviço é realizado pela ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e pode ser acessado por todos os estabelecimentos associados. "O SCPC é o melhor e mais amplo serviço de consulta ao crédito do Brasil. Oferece diversos tipos de consulta e abrange o maior número de estabelecimentos nos mais diversos ramos e segmentos", disse a presidente da Aciu Elza Alves Botelho.
A Consulta Integrada é uma das mais completas e é o serviço do SCPC mais solicitado pelos comerciantes locais. São verificados os dados cadastrais (CPF, RG, filiação, entre outros), a situação do crédito, dados pessoais como o endereço e telefone, além de informações sobre cheques irregulares, sem fundos, conta encerrada, através do maior banco de dados de cheques do paÃs. O serviço funciona como apoio ao comércio nas vendas a prazo. Para Elza Botellho, a integração dos dados significa um aumento considerável na segurança e na confiabilidade das informações.
O SCPC protege o bom cliente na medida em que permite identificar o mau pagador e tornou-se um aliado indispensável para qualquer empresa. "Nossa cidade tem o privilégio de contar com um SCPC totalmente informatizado e atualizado, possibilitando rapidez nas consultas e segurança nas informações", destacou Botelho.
Além da Consulta Integrada, existem outras modalidades de consulta que podem ser acessadas através do SCPC. Entre as mais especÃficas está a do Seproc Pessoal/Empresarial - uma consulta completa que verifica além dos registros de inadimplência no comércio em nÃvel nacional, traz também protestos, sÃntese cadastral do cliente ou da empresa, dados do Confira Fone, dados do VÃdeo Cheque e se o CPF fizer parte de alguma empresa, ela mostrará o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Também é possÃvel consultar a situação de empresas. O Empresarial Score é um serviço que mostra o histórico de cinco anos da empresa consultada, classifica o risco da empresa emitir cheques sem fundos, ter títulos protestados e ações judiciais. Esta análise é feita por pontuação de 1 a 999. Quanto maior for a pontuação da empresa pesquisada, maior é o risco da inadimplência.
Outra vantagem da consulta ao SCPC é a possibilidade de evitar calotes no comércio. Segundo Elza Botelho, o serviço identifica quando um CPF ou cheques são consultados várias vezes. "Em casos de cheques roubados ou de pessoas de má fé, que estejam realizando compras em grande volume na cidade, o serviço acusa e os comerciantes são alertados. Desta forma já evitamos muitos prejuÃzos no comércio", relata.
O associado Aciu também pode consultar os serviços da Serasa, uma empresa particular que mantém e gerencia bancos de dados de clientes inadimplentes. A consulta serve de apoio na análise e gestío de riscos e, da mesma forma que no SCPC, mostra informações sobre pessoas jurídica, descreve seu comportamento
nos negócios, informa pendências financeiras e hábitos de pagamentos sintetizados.
Registro no SCPC
Para efeito de registro de pessoa fÃsica junto ao SCPC, considera-se inadimplente, o atraso no pagamento decorrente de operações mercantis, financeiras ou prestação de serviço, legalmente comprováveis, através de instrumentos próprios, tais como:
contratos, títulos de crédito, duplicatas, cheques, orçamentos devidamente aprovados, nos termos da Legislação Vigente. Uma vez incluÃdo no cadastro do SCPC, o consumidor é comunicado, através de correspondências registradas. Assim que os débitos são saudados, o registro é retirado do cadastro em um prazo máximo de 48 horas.
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Assessoria de Imprensa da ACIU
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