Com o objetivo de levar informação e aperfeiçoamento a profissionais de venda, a Aciu realizou sua primeira “Semana Aciu de Gestão – Atender Melhor, Vender Mais”, evento totalmente gratuito oferecido para associados e seus colaboradores entre os dias 26 e 30 de novembro, iniciando com café da manhã às 7h45 e encerramento às 9h. O objetivo foi preparar as equipes de vendas para que tenham um bom desempenho nas vendas especiais de Natal. Os palestrantes são mestres e especialistas em gestão de conhecimento e os treinamentos foram focados em motivar os profissionais para melhores resultados em vendas.
1º DIA – ADRIANO PEREIRA
Adriano Pereira, especialista em gestão estratégica de marketing e consultor regional do Sebrae, abriu a “Semana Aciu de Gestão – Atender Melhor, Vender Mais” com a palestra “Como os Clientes Pensam e Consomem Hoje em Dia?”. Ele propôs uma atividade diferente, levando os participantes até a Praça Hênio Romagnolli (em frente a Aciu), onde discutiram o perfil do consumidor moderno.
2º DIA – ANA PAULA DE LIMA DA SILVA
A professora universitária Ana Paula de Lima da Silva, coordenadora no núcleo de cursos da área de ciências sociais aplicadas da Universidade Paranaense (Unipar), apresentou a palestra “Fatores que Influenciam o Atendimento”. Ela citou os três principais fatores determinante na decisão de compra de um consumidor: layout, qualidade e atendimento. Layout: clima, organização e limpeza. Qualidade: tudo que agrega valor ao produto. Atendimento: rapidez, cortesia, honestidade, profissionalismo e interesse.
3º DIA – ADRIANO PEREIRA
Novamente o consultor regional do Sebrae foi convidado para o evento, quando apresentou a palestra “Novas Tendências e Comportamentos do Consumidor” e, dentre outros pontos abordados, falou sobre a importância do pós-venda, que classificou como ‘fundamental’, pois é o momento em que um vendedor mostra que realmente se interessa pelo cliente e não só com as compras que ele faz na loja.
4º DIA – KENNY GONÇALVES
O consultor Kenny Gonçalves fez sucesso entre os 90 profissionais de venda que participaram da palestra “Quem é meu cliente? Um olhar aprofundado no perfil do cliente moderno”. O professor, que é especialista em Marketing e mestre em Administração, falou sobre o conceito de persona e sobre as cinco características dos consumidores: conectado, crítico, exigente, buscador de opiniões e que interage.
5º DIA – RODRIGO RESENDE
O ciclo de palestras foi encerrado com chave de ouro pelo professor Rodrigo Resende, que apresentou a palestra “Atendimento: Artigo de Luxo ou Necessidade”. Com MBA em Marketing e Empreendedorismo e RH, o professor da Faculdade Alfa trouxe para debate fatos reais de reclamações de clientes, nas redes sociais, sobre o atendimento no comércio de Umuarama. Ele questionou os presentes: “Você acha que sua loja trata bem seus clientes? Você acha que trata bem seus clientes? A sua equipe de trabalho está preparada para encantar os clientes?
Orlando Luiz Santos, presidente da Aciu, entregou bombons aos participantes com mensagens positivas e de agradecimento: “Uns param e lamentam, outros, como vocês, buscam um futuro melhor”.