O Sesc de Umuarama fez o lançamento da campanha de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”, na tarde desta quinta-feira (1º). Profissionais da área da saúde e integrantes de diversos segmentos da sociedade estivaram presentes para conhecer essa iniciativa. A Aciu foi representada pelo relações públicas, Romulo Jonas Rauen e a empresária Carina Previato, presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva.
O objetivo do Sesc, por meio de ações educativas, é sensibilizar a população a reduzir possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, o transmissor da dengue e de outras doenças. “Contamos com um aplicativo onde as pessoas podem se cadastrar e registar com fotos o antes e o depois das ações. Queremos mostrar que é possível de uma forma lúdica também contribuir com essa luta, que é de todos”, destaca a gerente do Sesc de Umuarama, Thais Mariane dos Santos.
O aplicativo “Aqui o mosquito não entra!” incentiva o engajamento da comunidade na destinação de resíduos, limpeza de ambientes, manutenção de reservatórios de água, entre outras ações que possam proliferar o mosquito. Em 2022–2023, foram eliminados 325.625 criadouros do aedes aegypti por meio da participação de 11.309 pessoas de 294 municípios do Paraná.
Para participar, é preciso baixar o aplicativo do Sesc Paraná, clicar no ícone "Previna a Dengue" e preencher os dados solicitados para o cadastro. Depois é só seguir o passo a passo e encarar o desafio. A participação também pode ser pelo site individual ou por meio de entidades. Aqueles que atingirem a maior pontuação da campanha serão premiados com medalhas, troféus e ainda uma viagem para o hotel do Sesc em Caiobá.