O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGifron) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp) apresentou ontem à tarde os resultados de um trabalho integrado desenvolvido desde o início deste ano. Os números foram considerados positivos, pois foi constatada a queda na quantidade de assaltos e homicídios, pelo menos em Umuarama. O sistema de gerenciamento de segurança pública – trabalho de análise – foi apresentado na Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).
O presidente da entidade, José Celso Zolim, recepcionou o delegado chefe da 7ª SDP, Pedro Luiz Fontana Ribeiro, os comandantes dos batalhões da PM de Umuarama e de Cruzeiro do Oeste, Major Ênio Soares e Major Carmelito Santos, respectivamente, o comandante da Polícia Ambiental, tenente coronel João Vieira, entre outros representantes dos demais órgãos de segurança.
Os trabalhos apresentados foram realizados pela 15ª AISP (Área Integrada de Segurança Pública), que abrange a área dos batalhões da PM de Umuarama e Cruzeiro do Oeste, atingindo 23 municípios e cerca de 321 mil habitantes. Todos os resultados de ações policiais nesta área realizadas integradamente pelas polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária foram apresentados, entre elas, a Operação Saturação; a mais recente denominada Fronteira IV; as Operações constantes chamadas de Aifu, que contam com o apoio da vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar, entre outras já realizadas que culminaram com apreensões de contrabando, armas e drogas.
Foram destacadas ações que resultaram em prisões de assaltantes e homicidas. A Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar foi citada. “Nossos alunos estão realizado o estágio nas ruas e fazendo o policiamento a pé no comércio nos horários em que há grande fluxo de pessoas, principalmente durante o sábado”, lembrou o capitão Willian Dieimes, que apresentou os trabalhos.
Stanley Alves, investigador e analista de segurança pública apresentou às forças de segurança do Município e da região como funciona o trabalho de gerenciamento feito pela Secretaria de Segurança. Todos os dados referentes às apreensões, prisões, ações criminosas como furtos roubos e homicídios, são repassados diretamente à Sesp, que faz a análise criminologicamente, apontando em mapas quais os pontos onde mais aconteceram os crimes e as ações policiais que apresentaram resultados.
Os números foram apresentados, para que as forças de seguranças da região possam tomar suas decisões baseadas nas análises, em busca de aumentar a segurança nos pontos considerados mais críticos em todos os municípios que fazem parte da 15ª Aisp. Durante a apresentação foi constatado que houve uma queda no número de crimes em geral, dentro do primeiro semestre de 2014, baseando-se nos números do mesmo período do ano passado.
Números
Desde o início do ano, foram abordadas em toda área da 15ª Aisp 9.262 pessoas e 99 delas foram presas. Um total de 521 estabelecimentos comerciais foi vistoriado, sendo que 17 deles foram fechados, seja por ações integradas com a Vigilância Sanitária, falta de alvará de funcionamento, ou por estar infringindo alguma outra Lei.
Foram apreendidos 462,654 quilos de maconha; 528 gramas de crack; 1,328 quilo de cocaína e 2 quilos de haxixe, além de 61 armas de fogo. Em Umuarama foi constatada uma queda de 20% no número de homicídios, mas em toda a área houve um aumento de 14%. Além disso, os analistas destacaram que os postos de combustíveis são os alvos mais visados pelos assaltantes, seguidos dos supermercados e das farmácias.
Matéria publicada no jornal Tribuna Hoje. Muito obrigado.