Hoje é Dia dos Namorados, a data mais romântica do ano e, para aquecer as vendas, os comerciantes associados à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) abusam da criatividade: enfeitam vitrines, preparam kits especiais, oferecem promoções, descontos, brindes, enfim, lançam mão de várias estratégias para atrair a atenção do consumidor, que vem de toda a Região Metropolitana de Umuarama para comprar aqui.
De acordo com levantamento informal realizado com associados Aciu, mais de 80% dos empresários vão usar essas ações como tática para garantir bons negócios no período. Em primeiro lugar estão os preços promocionais, que são a medida adotada por 50% dos lojistas. Em seguida aparecem o investimento em vitrines chamativas (25%), o preparo de kits especiais (22%) e outras promoções (3%). Como resultado de todas essas estratégias, os comerciantes esperam vender pelo menos 5% a mais neste ano.
Segundo o presidente da Aciu, José Celso Zolim, o que motiva o consumidor a ir às compras é, principalmente, o apelo sentimental que a data tem. “A força emocional da data e os novos produtos são os principais fatores que levarão às compras no Dia dos Namorados. Vale destacar que as lojas identificadas com o cartaz da Aciu garantem descontos especiais para quem quer comprar o presente do seu amor”, afirma Zolim, acrescentando que a expectativa dos empresários é de que os clientes gastem, em média, entre R$ 50 e R$ 150 para presentear os parceiros.