Os desafios trazidos pela tecnologia ao comércio de varejo foi tema de um workshop realizado ontem, 01, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).
“O lojista precisa fazer o quê para atrair esse novo cliente, que passa tanto tempo na internet?”, questionou a palestrante Paula Polizeli, Consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Paula explicou que a sociedade está em um processo de intensa mudança de hábitos, costumes e comportamentos, porém não deixou de consumir. “O mercado não está melhor e nem pior. O mercado só está diferente. As pessoas estão apenas mudando a forma de consumir”, assegura a especialista.
Percebendo essa mudança no comportamento de compra, muitos lojistas já estão se adaptando, passando a utilizar as novas tecnologias para vender.
Para Fernando Christófalo, da loja L’Amore, as redes sociais se tornaram um canal de relacionamento direto com os clientes, o que colabora para aumentar as vendas. Ele contou que publica imagens de seus produtos nas redes sociais e rapidamente percebe o interesse dos clientes. “A gente precisa estar pronto para responder imediatamente. Não pode deixar esfriar o desejo de compra”, relatou ao público presente.
A palestrante ainda apontou que a loja física já não pode ser um local para mera exposição de produtos e vendas. “Hoje o cliente deseja ter uma experiência. Para que isso ocorra, a loja precisa ser também um local de relacionamento, interação e entretenimento”, explicou Paula Polizeli. “Conhecer o cliente e manter com ele uma relação de amizade, hoje, é fundamental. Esse cliente ‘fidelizado’ é quem vai garantir o sucesso da loja”.
Além de vários associados de Umuarama, participaram do workshop as empresas Nova Cell, de Perobal, e a Construtora Amanhecer, de Mariluz. No total, foram 28 lojistas e vendedores recebendo orientação acerca do uso das novas tecnologias e redes sociais para o incentivo do comércio local.
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