Para reforçar a conscientização de que pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do imposto de renda devido em benefício de entidades, o CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) convidou o delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderlei de Souza, para uma reunião na sede da Aciu, na manhã desta quarta-feira (30).
Representantes de organizações e profissionais da área de contabilidade participaram desse encontro para receber informações e orientar cada vez mais contribuintes. O coordenador da campanha Fica Leão, Francisco Bochi, apresentou dados dos últimos anos e revelou o potencial de arrecadação da cidade de R$ 7 milhões.
“Pessoas físicas e jurídicas podem fazer a destinação durante todo ano, mas queremos ressaltar a possibilidade de que isso seja feito nesse momento, na declaração do imposto de renda, e o contribuinte pode ficar tranquilo, pois não há nenhum risco”, ressalta o delegado Marcos Wanderlei de Souza.
Ele ressalta que a destinação é um direito do contribuinte e representa um gesto de solidariedade. “Sem a destinação, esse recurso vai para o tesouro nacional e será aplicado de acordo com o orçamento da União. Além disso, com esse ato de solidariedade, esse recurso fica em Umuarama e vai beneficiar crianças, adolescentes e pessoas idosas e vai movimentar a economia local”.
O delegado finaliza com um alerta em relação ao prazo para a entrega das declarações. "Segue até 31 de maio. Então não há motivo para que o contribuinte se atrase. E para que a destinação ocorra, ele precisa fazer o pagamento do Darf até o prazo previsto”, orienta.
O primeiro tesoureiro da Aciu, Orlando Luiz Santos, representou o presidente da entidade, Miguel Fuentes Romero Neto, na reunião e destacou a dimensão que a campanha Fica Leão ganhou no Paraná e em outros Estados. “O que falta ainda é a consciência de mais contribuintes no momento da declaração do imposto de renda. Por isso, a destinação precisa ser divulgada, para arrecadar recursos para as entidades e ajudar pessoas que precisam”.