ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

CONSCIENTIZAÇÃO

Psiquiatra Guilherme Derenusson fala sobre saúde mental na Aciu

Palestra foi programada em apoio às ações do Setembro Amarelo, dedicado à valorização da vida


O psiquiatra Guilherme Derenusson esteve na Aciu na manhã de hoje para participar do Café com Associados e falou sobre saúde mental e a construção de um novo modelo de relações humanas no trabalho.

Profissionais de diferentes segmentos participaram desse encontro, que fortalece as ações do Setembro Amarelo, um mês dedicado à valorização da vida. O especialista repassou orientações de medidas possíveis de prevenção nas empresas para que os colaboradores possam seguir as atividades com saúde.

“É preciso falar sobre uma epidemia silenciosa de transtornos mentais que afeta a população e que cresceu muito no último ano. O trabalho é o local que passamos a maior parte do nosso tempo, por isso, o ambiente demanda de muito cuidado para que não se agrave a condição de saúde mental dos trabalhadores”, afirma.

Durante a apresentação, foram destacados benefícios para as empresas que investem na saúde mental dos funcionários como redução de custos, melhora na reputação, aumento de produtividade e retenção de talentos.

O psiquiatra também lembrou que transtornos mentais podem ser decorrentes de fatores como a predisposição genética, experiência negativa no desenvolvimento pessoal, hábitos de vida inadequados e relações pessoais prejudicadas.

A presidente da Aciu, Carla Frasquette, destacou a importância da palestra como forma de chamar a atenção dos empresários associados para os cuidados emocionais com as equipes.

“A presença do Dr. Guilherme é muito importante e estamos com muitas tratativas acerca da qualidade de vida e de um ambiente de trabalho que esteja voltado à preocupação com a saúde mental e emocional dos trabalhadores”, avalia.

O psiquiatra lembrou ainda que o Setembro Amarelo é um momento que a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu para que possamos parar para refletir sobre condições mentais que afetam a coletividade. “Uma pessoa doente afeta a família, a empresa, a produtividade dos negócios e a comunidade ao seu redor”, enfatiza.

Ele finalizou a apresentação explicando sobre a implantação da NR1 – norma regulamentadora - , e deixou a mensagem de que “a proteção da saúde mental, não é um custo a ser minimizado, mas um investimento que gera retornos significativos para todos os envolvidos”.