A 4ª edição do Inovação & Negócios realizada pela Aciu, em parceria do Sebrae-PR, no Metropolitan Centro de Eventos, na noite de terça-feira (14), reuniu mais de mil participantes. Os dois palestrantes convidados para este ano, Arthur Igreja e Geraldo Rufino, proporcionaram ao público uma experiência transformadora e incentivaram todos a alcançarem melhores resultados na vida pessoal e como profissionais.
A consultora do Sebrae de Umuarama, Jane Queiroz, fez uma retrospectiva sobre o início desse projeto na abertura e o sucesso alcançado ao longo das edições. “Ele começou no formato digital, se expandiu e hoje recebemos mais de mil pessoas de mais de 800 empresas diferentes. Agradecemos a presença de vocês e lembramos que o Sebrae é o serviço de apoio às micro e pequenas empresas”, comentou.
A presidente da Aciu, Carla Frasquette, também destacou a satisfação de receber um público tão expressivo e interessado em colocar novos conhecimentos em prática no dia a dia dos negócios. “É uma honra muito grande realizarmos a quarta edição do inovação e negócios, que se consolidou e que reforça a representatividade da associação comercial e do Sebrae. Agradecemos aos parceiros e patrocinadores, pois sem eles, esse evento não seria possível e a todos vocês que aceitaram o nosso convite. Convido ainda quem não se tornou associado, a nos conhecer e fazer parte da Aciu, que é a casa do empreendedor”.
A programação teve início com a apresentação de Arthur Igreja, que realiza mais de 150 palestras ao ano em diversos países, autor do best seller “Conveniência é o nome do Negócio” e referência quando o assunto é inovação e tecnologia.
Ele fez um panorama global das mudanças que ocorreram no mundo da tecnologia, deu exemplos práticos para facilitar a vida de todas as pessoas e destacou o tema que considerada como o principal do momento: a Inteligência Artificial e todas as oportunidades que traz, sobretudo, aos pequenos negócios.
“É impossível olharmos para trás e não percebemos que tudo foi transformado com a internet. O que está acontecendo agora, com relação à inteligência artificial, é tão grande ou ainda maior. Algumas pessoas irão demorar mais tempo para perceber, por isso, a importância de eventos como esse para encurtar esse período”, enfatizou.
Arthur afirma que inovar é algo que ainda assusta a maior parte das pessoas, mas que é preciso compreender isso como algo transformador e que facilita processos e traz qualidade de vida.
“Algo que nunca pode acontecer é o consumidor estar à frente da empresa. Se ele entende sobre algo interessante e que a empresa nunca ouviu falar, ela estará atrasada e o consumidor vai encontrar alguém que atenda aos seus interesses”, exemplifica.
Humanização
Geraldo Rufino inspirou o público contando sobre sua infância humilde e a trajetória de vida, passando de catador de recicláveis ao fundador da maior recicladora automotiva da América Latina. “Estou aqui com o objetivo de fazer com que uma pessoa volte para casa melhor do que chegou. Se isso acontecer, já estarei satisfeito”, afirmou.
Ele segue a apresentação sem roteiro, de maneira simples, mas com uma conversa verdadeira e lições que aprendeu principalmente com a mãe, para que todos possam acreditar nos sonhos e lutar para realizá-los. “Cada um tem uma história e o que importa, é o que cada um faz dela. Ninguém é maior ou melhor que o outro, somos todos filhos de Deus. Precisamos ser vencedores, ter atitude e fazer o melhor por nós mesmos”, compartilhou.
Geraldo Rufino é autor de dois livros: O Catador de Sonhos e O Poder da Positividade, que tiveram mais de 100 mil exemplares vendidos, foi eleito uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina. Ele ministra palestras por todo o país e se tornou conhecido pela história de vida e por ter conseguido se reerguer nos negócios por seis vezes. “A força maior não está em quanto você tem, mas em quem você tem na vida e o que você é”, enfatizou.