ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

OTIMISMO

Classe empresarial tem boas perspectivas para o futuro de Umuarama

Associados da Aciu destacam o que esperam com a nova administração do município


legenda
Fotos: Prefeitura de Umuarama

Com a perspectiva de que 2025 possa ser um ano ainda melhor para Umuarama, a classe empresarial se mantém otimista e espera que a nova gestão do poder público possa dar continuidade a projetos e investimentos que atendam as necessidades de todos os setores para que a cidade siga em pleno desenvolvimento.

O CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) auxiliou nesses objetivos e esteve à frente da elaboração do ‘Master Plan’, que irá conduzir a cidade até 2050. Do ponto de vista de empresários, que inclusive tiveram participação nas ações e definição de metas, é uma iniciativa inovadora e que trará mudanças.

O presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, acredita que o plano irá construir a cidade que todos esperam no futuro com envolvimento de todos os poderes. “É um documento que representa os anseios da sociedade. Participamos de todas as etapas de execução e continuaremos apoiando as ações. Acredito que Umuarama pode se tornar referência como polo econômico e tecnológico e um lugar onde a população viva com segurança e mais feliz”.

O empresário Carlos Alberto Françolin, experiente no setor imobiliário e sempre atento a todas as transformações de Umuarama, avalia que a cidade, sobretudo, no setor da infraestrutura, teve avanços, mas que muito ainda pode ser feito.

“Precisamos melhorar os acessos e pensar em leis mais acessíveis para os loteamentos para que a cidade possa se expandir, com toda a infraestrutura necessária e sem passivos ambientais. Também esperamos que o setor imobiliário seja ouvido e que ocorram incentivos para que mais empresários possam empreender”, avalia.

Ele acredita que para a expansão, a cidade tem que se tornar atrativa. “Isso depende do incentivo que se dá ao desenvolvimento econômico, para que novas empresas e indústrias sejam instaladas aqui. Vejo também que o agronegócio precisa ser mais explorado, pois é o nosso maior potencial, tem capacidade de crescimento e precisa de mais estímulo”, argumenta.

A empresária Regina Santana, responsável pela gestão de duas lojas consolidadas, reconhece o potencial do comércio de Umuarama, com bom atendimento ao público, mas traz para a reflexão dos novos gestores, um assunto que merece amplo debate. “O nosso comércio é dinâmico, temos lojas bem organizadas e muito lindas e, além disso, uma variedade de produtos, mas neste momento é fundamental o estacionamento regulamentado e pago. Vejo isso com uma das urgências para o momento”, sugere.

Rosemarcia Magan, empresária no segmento imobiliário, acredita na capacidade da nova gestão municipal para fazer com que a cidade volte a crescer de forma planejada e atraindo novos investimentos, de forma honesta e transparente. “Espero que o novo prefeito torne Umuarama grande novamente, pois tem capacidade e pulso firme para transformá-la e que abra as portas para novos investimentos e novas empresas. A cidade requer um planejamento antecipado e melhor pensado, principalmente, em relação ao setor imobiliário, e as expectativas são muito boas”, avalia.